Institucional Geral Tecnologia

Famurs lança sistema inédito que integra estoque de farmácias dos municípios gaúchos

Um projeto inovador é apresentado à rede de farmácias municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) tem como parceira a Visãoi Sistemas Web e já foi validada, aguardando apenas a finalização dos cadastros das farmácias. 


O Oportuniza Assistência Farmacêutica (famurs.com.br/remume) é um sistema de consulta e gestão de medicamentos que permite a usuários (pacientes, profissionais de saúde, gestores públicos) acessar os medicamentos disponíveis nos diferentes postos de saúde das cidades. O sistema também permite aos farmacêuticos saberem a disponibilidade de medicamentos em outros municípios, permitindo o intercâmbio de insumos, o que diminuirá consideravelmente o desperdício como vencimento de medicamentos ou falta de abastecimento quando há estoque em outras regiões.


Por meio de atualização em tempo real realizada pelos farmacêuticos municipais, sinaliza ainda os que estão em falta e aqueles em processo de aquisição. O sistema facilita que os médicos possam receitar medicamentos de referência, genéricos e similares disponíveis na rede municipal. Torna possível acessar a geolocalização da unidade de saúde, recebendo a um simples clique a melhor rota de acesso ao ponto de retirada do medicamento. 


Para Paulo Azeredo, coordenador da saúde da Famurs e idealizador do projeto, o Oportuniza Saúde é um sistema que possibilita diversas ferramentas para auxiliar as administrações municipais na área de saúde. “O sistema possibilitou a criação do oportuniza Vagas e Oportuniza Assistência Farmacêutica. Um para atrair profissionais de outros estados apresentando estrutura de saúde e locais de atuação dos profissionais de saúde e o outro para atender a transparência e informação és da Assistência Farmacêutica municipal - possibilitando em tempo real saber quais são os medicamentos dispostos na rede pública e de quem são a responsabilidade de dispensação”, explica. Para o gestor, as iniciativas sempre foram para atender demandas municipais e melhorar a gestão pública da área da saúde. 


Conforme o presidente da Famurs, Luciano Orsi, também prefeito de Campo Bom, a iniciativa é muito relevante para os municípios, tendo em vista a gratuidade da ferramenta e a possibilidade de melhoria nos serviços prestados. “Com o aumento na adesão, podemos perceber o quanto o impacto tem sido positivo, tanto na gestão da assistência farmacêutica em si, quanto na promoção de um atendimento mais humanizado, na redução de custos municipais e na transparência das informações a nossa população”, frisou. 


Sistema deve reduzir desperdício de recursos públicos


Os investimentos dos municípios com a compra de medicamentos têm crescido nos últimos anos, passando de 3,37% dos recursos próprios investidos na saúde em 2018 para 5,09% em 2021. Mesmo com mais despesas, muitas vezes faltam medicamentos para quem precisa. 


“É um momento único para a gestão municipal. Agora, na falta de medicamentos na farmácia do município do contribuinte, o mesmo medicamento pode estar disponível em outra unidade de saúde. O sistema traz informações essenciais para melhorar o acesso e a dispensação de medicamentos no Rio Grande do Sul. Outro benefício do Oportuniza Assistência Farmacêutica é a possibilidade de reduzir a judicialização da saúde, problema que atinge pessoas que descobrem doenças graves e raras, que necessitam de medicamentos especiais que não estão disponíveis na rede pública. O sistema apresenta a lista de medicamentos de responsabilidade básica, especializada e estratégica e todo o poder judiciário terá acesso ao rol de medicamentos, podendo verificar e requerer ao ente responsável pelo fornecimento”, comenta Paulo Azeredo.


Como acessar


No site www.famurs.com.br, no menu principal, a aba Oportuniza Saúde e em Oportuniza Assistência Farmacêutica leva o usuário ao sistema. São 3 listas: a Rename (Lista de Medicamentos Nacional), a Reme (Lista de Medicamentos Estadual) e a Remume (Lista de Medicamentos Municipal). 


De fácil visualização, dá acesso às listas de medicamentos oferecidos pelos SUS, que são adquiridos pelo governo federal, estadual e municipal, permite identificar quais medicamentos estão disponíveis em cada unidade de distribuição, com seus horários de funcionamento. “Com a Oportuniza a Famurs reafirma seu compromisso com a gestão dos municípios, busca a redução da judicialização, a promoção do uso racional dos medicamentos e qualidade na assistência farmacêutica e com o SUS e com a inovação”, finaliza Azeredo.


Ana Paula Barrufi, farmacêutica do município de Tramandaí, foi uma das primeiras a testar o sistema para verificar a usabilidade e validar a ferramenta. “Essa iniciativa foi fantástica, foi inovadora. Um agradecimento muito especial ao Paulo Azeredo, que teve a ideia genial, e ao Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. É um mega incentivo, tanto para os municípios e profissionais quanto para os usuários. Todos ganham com o Oportuniza. O profissional farmacêutico, a gestão, o usuário. Isso também dá uma noção do quanto está melhorando a questão da saúde pública da assistência farmacêutica com esse sistema. É uma interligação dos 497 municípios gaúchos. A gente consegue conversar entre nós, e ter mais transparência com o paciente. Em tempo real ele sabe o que que tem na farmácia”. Segundo Ana, o sistema é fácil de usar e intuitivo. “O sistema é fantástico, magnífico. Com certeza ele é um divisor de águas. Temos uma assistência farmacêutica antes e uma após o Oportuniza. Isso trouxe pra nós uma valorização inexplicável”, elogia a farmacêutica.


Sistema inovador deve servir de referência após sancionada lei que exige transparência quanto aos medicamentos


Foi sancionada na última semana a obrigatoriedade da divulgação das listas e estoque de medicamentos conforme o PL 4.673/2019. O poder público será obrigado a disponibilizar os medicamentos. Como o sistema é único do Brasil, deve servir de referência para todo o Brasil. 


Sobre a Visãoi


A Visãoi já era fornecedora do site da Famurs quando surgiu a demanda de criar um sistema personalizado para gestão de medicamentos das prefeituras. O sistema foi desenvolvido de forma personalizada a atender às demandas das farmácias, sendo possível inclusive integrar as listas em sites de prefeituras e associações de municípios. Especialista em sites para órgãos públicos, a empresa está sediada no Rio Grande do Sul, atendendo mais de 100 municípios de todo o Brasil e está desde 2005 no mercado de TI. Segundo o gestor da Visãoi, Fábio Locatelli, o projeto reafirma o propósito da própria empresa. “Este projeto está totalmente alinhado com a missão da nossa empresa que é melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia. Isso o torna ainda mais significativo para nossa equipe”, avalia.